Um dos erros mais comuns quando falamos em segurança, seja em casa, na rua ou no trabalho, é não dar tanta importância para o cuidado.
A prevenção sempre será a melhor ação para se proteger de possíveis ameaças.
O cuidado e a cautela precisam sempre estar contigo. Por esse motivo, separamos algumas dicas para você se proteger:
Para evitar assaltos e roubos:
- Quando estiver caminhando e notar que está sendo seguido(a), finja ignorar o fato e mantenha uma distância segura, evitando lugares escuros ou ermos. Não tente enfrentar sozinho o seguidor. Procure imediatamente entrar em um edifício comercial e, se possível, no meio de outras pessoas dê o alarme.
- Nunca demonstre que carrega dinheiro. Guarde-o de modo seguro e discreto. Evite aglomerações. Nos locais em que todos se acotovelam, o ladrão entra em ação.
- Ao chegar em casa e antes de descer para abrir o portão verifique se não há pessoas suspeitas por perto. Se notar, siga em frente e chame a polícia. Evite a aproximação de veículos com mais de dois homens. Se puder, dirija acompanhado. Isso aumentará a sua segurança.
- Lembre-se que saídas e chegadas à própria residência são ocasiões próprias para abordagens. Evite sempre os locais que impossibilitem medidas de segurança, como áreas distantes da cidade.
Para evitar acidentes domésticos
- Tenha um projeto de segurança anti-incêndio. Ele precisa ser elaborado por profissional da área e a instalação dos equipamentos registrada no CREA, por empresas habilitadas, como o Grupo FT.
Cuidados com o gás de cozinha
- Os botijões devem ficar fora da residência. Feche o registro sempre que sair.
- Use gás encanado ao invés de botijões de gás no interior de apartamentos.
- Atente para vazamentos durante a instalação.
- Atente para a validade da mangueira e do registro.
- Em caso de vazamento, ventile o local abrindo portas e janelas.
- Não acenda luzes ou fontes de calor.
- Não utilize aparelhos elétricos ou que produzam faísca.
Cuidados com a energia elétrica
- Desligue aparelhos elétricos e eletrônicos sempre que sair de casa.
- Não utilize computadores portáteis sobre camas ou sofás. O superaquecimento pode dar início a incêndios.
- Caso isso ocorra, desligue a energia elétrica. Nunca jogue água no computador; tente abafar o fogo com uma manta ou toalha seca.
- Durante o Natal, desligue as iluminações decorativas se não ficar ninguém em casa.
- Não improvise instalações elétricas, nem efetue consertos em tomadas e interruptores sem que esteja familiarizado com isso.
- Não sobrecarregue as instalações elétricas com a utilização de “plugues T” ou extensões. Procure um profissional com conhecimento técnico.
- Caso note aquecimento dos fios, desarmamento de disjuntores ou queima de fusíveis, chame um técnico qualificado para fazer uma revisão.
- Siga as normas da ABNT e NBR.
Cuidados com fogão e forno
- Durante a utilização do fogão, certifique-se de não deixar as bocas liberando gás sem chamas.
- Redobre a atenção com o forno e o fogão se na residência morar idosos com problemas de memória.
- Não permita que crianças utilizem o fogão.
- No caso de panela em chamas, desligue o gás que alimenta o fogão e tente abafar com a própria tampa ou pano molhado.
- Nunca jogue água em panelas que contenham óleo pegando fogo.
- Não armazene materiais como álcool, gasolina, removedor, querosene, papéis, panos, acetona, óleos e outros próximos a fontes de calor.
- Não acenda churrasqueiras com crianças na proximidade e nem permita que elas participem dessa experiência.
Para se proteger no trânsito:
- Ao parar no semáforo, manter distância que facilite uma manobra de escape e o carro engrenado para a partida.
- Evite parar seu veículo lado a lado com outro. Assim, se o assaltante descer do carro que estiver próximo, você terá chance de enxergar e fugir.
- Ao chegar em casa, veja se não há ninguém suspeito. Se desconfiar de alguém, dê uma volta no quarteirão.
- Jamais confie as chaves do seu carro aos chamados cuidadores ou lavadores de carro. Quadrilhas utilizam estas pessoas para fazer cópias das chaves.
- Ao encontrar pessoas acidentadas ou com o carro estragado, não pare. Comunique a polícia imediatamente.
- Desconfie de estranhos que venham oferecer ajuda, principalmente se o seu carro apresentar defeitos inexplicáveis.
- Nos semáforos, tranque todas as portas do seu carro e não abra os vidros para ambulantes.
- Sempre que o trânsito permitir, diminua a velocidade aos poucos quando o sinal estiver fechado, de modo a ficar o menor tempo possível com o carro parado. O assaltante sempre aborda o veículo que não está em movimento.
Para evitar furtos e assaltos na sua casa
- Verifique periodicamente os pontos vulneráveis da residência: portas, janelas, fechaduras etc.
- Jamais entregue as chaves a estranhos, ou mesmo a empregados, que possam facilmente reproduzi-las.
- Não aceite encomendas não solicitadas e exija que o próprio portador abra o pacote a uma distância razoável. Instrua os filhos e empregados para não aceitarem embrulhos ou pacotes de estranhos. Ao encontrar qualquer objeto suspeito ou estranho na residência ou escritório, como embrulhos, maletas, pastas, latas, vidros ou brinquedos desconhecidos, não o toque. Notifique imediatamente a segurança da empresa ou a polícia.
- Faça seguro dos objetos de valor. De preferência, não os guarde em casa. Confie a custódia a cofres particulares de agências bancárias. Se possuir cofres de segurança, evite instalá-lo em locais óbvios como atrás de quadros ou o quarto do casal. Guarde absoluto sigilo de sua existência, principalmente de seus empregados. Eles podem ser forçados a indicarem o local.
- A instalação de alarmes sonoros e/ou luminosos deve ser testada periodicamente. Este procedimento, além de comprovar a eficiência do sistema, alerta os vizinhos na identificação do sinal em caso de ocorrência.
- Comunique imediatamente a segurança da empresa ou as autoridades policiais, ao receber ameaças por telefone, carta ou bilhete.
- Mantenha um sistema de segurança permanente, estando ou não na residência.
Para evitar furtos e assaltos em apartamentos
- Só atenda a pessoas previamente autorizadas pela portaria do condomínio.
- Não deixe subir ao apartamento entregadores de pizza e similares, os mesmos devem ser atendidos na recepção sob supervisão da portaria.
- Verifique se o condomínio possui sistema eletrônico de segurança, conhecer seu funcionamento e se está em condições de uso.
- Normas de segurança devem ser decididas em assembléias de condôminos. As mesmas devem ser divulgadas a cada morador e expostas em locais de acesso para conhecimento de todos.
- A zeladoria deve ser alertada para os diferentes expedientes usados pelos delinquentes e estar capacitada para tomar providência quando necessário.
- Olho mágico e chaves quádruplas dificultam em muito a entrada de ladrões. Fechaduras comuns são rápida e facilmente arrombadas.
- Síndicos devem organizar reuniões periódicas, conscientizando os moradores sobre cuidados com segurança.
Comece a se prevenir hoje mesmo!
Acompanhando o Grupo FT, você receberá periodicamente várias dicas de como proteger você, sua família e seus bens. Cuide do que é importante para você!