Blog

Segurança_ao_dirigir

SEGURANÇA AO DIRIGIR: 7 DICAS DE CUIDADO NO TRÂNSITO

Nos dias de hoje está mais perigoso do que parece, falta segurança ao dirigir. A cada 15 minutos, uma pessoa morre em um acidente de trânsito no Brasil. As causas mais comuns incluindo desatenção, excesso de velocidade, álcool, desobediência ou ultrapassagens indevidas. 90% das mortes sendo causadas pelo erro humano, não do veículo, nem da via, mas do motorista.

Por isso, todo cuidado é pouco quando falamos em segurança ao dirigir. Muitas pessoas acreditam que nunca vai acontecer com elas (Efeito Imortalidade), pois dirigem com cuidado, mas no entanto, você pode estar dirigindo com cuidado e o outro motorista não.

O Grupo FT separou algumas dicas de segurança ao dirigir para você evitar qualquer ameaça. Acompanhe:

1. ÁLCOOL E DIREÇÃO? NUNCA

Álcool e direção são uma péssima combinação, além de te deixarem mais lento, te torna desatento, duas coisas péssimas no volante. Não se esqueça que além de poder machucar alguém, a multa vai te dar uma dor de cabeça bem grande!

2. FIQUE ATENTO AOS RETROVISORES

Fique de olho nos retrovisores. Tome muito cuidado principalmente com o ponto cego do espelho, sempre dê uma olhada antes de fazer qualquer ação. Ah, e não esqueça de sinalizar antes de qualquer movimento

3. OBSERVE AS PLACAS DE TRÂNSITO

A sinalização está lá por um motivo, avisar, alertar ou obrigar. Procure sempre observar a velocidade da via, os cuidados e sempre pare quando necessário – principalmente em semáforos. Como falamos anteriormente, uma das maiores motivos de acidentes é o desrespeito a sinalização.

4. SEMPRE FAÇA MANUTENÇÃO

Não apenas antes de viajar, mantenha a manutenção do seu carro em dia: calibre os pneus, verifique o óleo, os fluídos, e veja se a mecânica do carro está em perfeitas condições. Também fique de olho na gasolina, no posto em que você abastece e em qualquer mudança eventual.

5. USE O CINTO DE SEGURANÇA

Parece óbvio, mas 4 a cada 10 pessoas dispensam o uso do cinto que pode salvar as suas vidas no caso de um acidente. Faça disso uma rotina, antes que algo aconteça! É extremamente importante para sua segurança e de sua família!

6. CADEIRINHA PARA CRIANÇAS

Outro problema que causa muitas mortes é a falta de cadeirinha para as crianças. Apesar de obrigatório por lei, muitos pais não utilizam com frequência. Se você  ama os seus filhos, você quer a vida deles segura. Por isso utilize o bebê conforto, a cadeirinha ou o banco de elevação dependendo da idade e do tamanho da criança. Transportar no colo? Jamais!

7. TOME CUIDADO COM AS ULTRAPASSAGENS

Lembre-se primeiramente, que não é todo lugar que permite ultrapassagens. Se você já fez auto-escola deve se lembrar que as ultrapassagens só podem ser feitas em linha pontilhada e com cuidado. Primeiro observe se vem algum carro da via contrária – pela esquerda – e se o carro na sua frente está em uma velocidade menor que a sua. Nunca ultrapasse pela direita e muito menos pelo acostamento!

Também não se esqueça das condições adversas que podem acontecer durante seu trajeto. Ligue os faróis a noite e ande mais devagar na chuva. Mas principalmente, mantenha-se atento a todo momento, a sua segurança começa por você!

Quer saber mais dicas sobre segurança ao dirigir? Fique de olho nas nossas redes sociais 😉