fbpx

Blog

Segurança_no_trabalho

10 DICAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO

Todos os anos, milhares de funcionários são vítimas de acidentes de trabalho. Entre 2002 e 2018, mais de 4,5 milhões de pessoas sofreram algum acidente, implicando em um acidente a cada 49 segundos. Esses números parecem assustadores, mas podem ser evitados com pequenos cuidados, além do seguimento das normas de segurança aplicadas pela lei.

Por esse motivo, separamos 10 dicas de prevenção para acidentes de trabalho que podem te ajudar a diminuir esses números.

1. NÃO SE DISTRAIA

Tome muito cuidado com sua função. Procure manter a atenção no que estiver fazendo, evitando conversas paralelas ou qualquer outra coisa que tire sua mente do seu trabalho.

2. TRABALHO É TRABALHO

Procure se descontrair em suas horas de folga, não durante o horário de trabalho. Isso acaba tirando sua atenção do que realmente deve fazer e pode resultar em um acidente.

3. SEM PRESSA

Como diz a velha frase, “a pressa é a inimiga da perfeição”. Planeje-se com antecedência e não faça suas atividades correndo contra o tempo.

4. SEM DÚVIDAS

Não sabe como fazer alguma atividade? Procure um superior e tire suas dúvidas antes de fazer qualquer coisa!

5. NÃO IMPROVISE

Principalmente quando falamos de maquinários, não tente inventar moda e fazer uma gambiarra, isso tende a dar muito errado!

6. AVISE OS NOVATOS

Tem alguém novo trabalhando com você? Oriente-o dos problemas e principais dificuldades que existem em seu ambiente de trabalho, para que ele não fique desavisado.

7. NÃO FAÇA O QUE NÃO SABE

É eletricista? Se não, não faça atividades elétricas. Você é mecânico? Se não, não faça atividades mecânicas. Deixe as especialidades para os especialistas. Não faça o que não sabe fazer.

8. EVITE ADEREÇOS

Brincos, anéis e colares fazem parte do seu uniforme? Se não, siga as normas e não os utilize. Muitos acidentes de trabalho graves já foram causados por causa desses pequenos acessórios.

9. SAIBA O BÁSICO DE INCÊNDIOS

Todas as empresas devem ter informativos e aulas sobre quais as melhores formas de agir durante uma situação de risco. Afinal, saber como usar extintores e dispositivos de combate a incêndio é essencial.

10. USE OS EPIs

Apesar de alguns Equipamentos de Proteção Individual serem desconfortáveis, isso não é motivo para não usá-los. Sempre esteja com os EPIs que sua atividade pede e siga as normas de segurança feitas pela organização e pela lei.

Sua proteção começa por você!

Quer saber mais dicas sobre segurança? Fique de olho nas nossas redes sociais 😉