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Segurança: Por Que Prevenir É Melhor Que Remediar?

Segurança: Por Que Prevenir É Melhor Que Remediar?

Por: Redator - 13 de Dezembro de 2024

Um dos erros mais comuns quando falamos em segurança, seja em casa, na rua ou no trabalho, é não dar tanta importância para o cuidado.

A prevenção sempre será a melhor ação para se proteger de possíveis ameaças. 

O cuidado e a cautela precisam sempre estar contigo. Por esse motivo, separamos algumas dicas para você se proteger:

Para evitar assaltos e roubos: 

  • Quando estiver caminhando e notar que está sendo seguido(a), finja ignorar o fato e mantenha uma distância segura, evitando lugares escuros ou ermos. Não tente enfrentar sozinho o seguidor. Procure imediatamente entrar em um edifício comercial e, se possível, no meio de outras pessoas dê o alarme.
  • Nunca demonstre que carrega dinheiro. Guarde-o de modo seguro e discreto. Evite aglomerações. Nos locais em que todos se acotovelam, o ladrão entra em ação.
  • Ao chegar em casa e antes de descer para abrir o portão verifique se não há pessoas suspeitas por perto. Se notar, siga em frente e chame a polícia. Evite a aproximação de veículos com mais de dois homens. Se puder, dirija acompanhado. Isso aumentará a sua segurança.
  • Lembre-se que saídas e chegadas à própria residência são ocasiões próprias para abordagens. Evite sempre os locais que impossibilitem medidas de segurança, como áreas distantes da cidade.

Para evitar acidentes domésticos

  • Tenha um projeto de segurança anti-incêndio. Ele precisa ser elaborado por profissional da área e a instalação dos equipamentos registrada no CREA, por empresas habilitadas, como o Grupo FT.

Cuidados com o gás de cozinha

  • Os botijões devem ficar fora da residência. Feche o registro sempre que sair.
  • Use gás encanado ao invés de botijões de gás no interior de apartamentos.
  • Atente para vazamentos durante a instalação.
  • Atente para a validade da mangueira e do registro.
  • Em caso de vazamento, ventile o local abrindo portas e janelas.
  • Não acenda luzes ou fontes de calor.
  • Não utilize aparelhos elétricos ou que produzam faísca.

 Cuidados com a energia elétrica

  • Desligue aparelhos elétricos e eletrônicos sempre que sair de casa.
  • Não utilize computadores portáteis sobre camas ou sofás. O superaquecimento pode dar início a incêndios.
  • Caso isso ocorra, desligue a energia elétrica. Nunca jogue água no computador; tente abafar o fogo com uma manta ou toalha seca.
  • Durante o Natal, desligue as iluminações decorativas se não ficar ninguém em casa.
  • Não improvise instalações elétricas, nem efetue consertos em tomadas e interruptores sem que esteja familiarizado com isso.
  • Não sobrecarregue as instalações elétricas com a utilização de “plugues T” ou extensões. Procure um profissional com conhecimento técnico.
  • Caso note aquecimento dos fios, desarmamento de disjuntores ou queima de fusíveis, chame um técnico qualificado para fazer uma revisão.
  • Siga as normas da ABNT e NBR.

Cuidados com fogão e forno

  • Durante a utilização do fogão, certifique-se de não deixar as bocas liberando gás sem chamas.
  • Redobre a atenção com o forno e o fogão se na residência morar idosos com problemas de memória.
  • Não permita que crianças utilizem o fogão.
  • No caso de panela em chamas, desligue o gás que alimenta o fogão e tente abafar com a própria tampa ou pano molhado.
  • Nunca jogue água em panelas que contenham óleo pegando fogo.
  • Não armazene materiais como álcool, gasolina, removedor, querosene, papéis, panos, acetona, óleos e outros próximos a fontes de calor.
  • Não acenda churrasqueiras com crianças na proximidade e nem permita que elas participem dessa experiência.

Para se proteger no trânsito:

  • Ao parar no semáforo, manter distância que facilite uma manobra de escape e o carro engrenado para a partida.
  • Evite parar seu veículo lado a lado com outro. Assim, se o assaltante descer do carro que estiver próximo, você terá chance de enxergar e fugir.
  • Ao chegar em casa, veja se não há ninguém suspeito. Se desconfiar de alguém, dê uma volta no quarteirão.
  • Jamais confie as chaves do seu carro aos chamados cuidadores ou lavadores de carro. Quadrilhas utilizam estas pessoas para fazer cópias das chaves.
  • Ao encontrar pessoas acidentadas ou com o carro estragado, não pare. Comunique a polícia imediatamente.
  • Desconfie de estranhos que venham oferecer ajuda, principalmente se o seu carro apresentar defeitos inexplicáveis.
  • Nos semáforos, tranque todas as portas do seu carro e não abra os vidros para ambulantes.
  • Sempre que o trânsito permitir, diminua a velocidade aos poucos quando o sinal estiver fechado, de modo a ficar o menor tempo possível com o carro parado. O assaltante sempre aborda o veículo que não está em movimento.

Para evitar furtos e assaltos na sua casa

  • Verifique periodicamente os pontos vulneráveis da residência: portas, janelas, fechaduras etc.
  • Jamais entregue as chaves a estranhos, ou mesmo a empregados, que possam facilmente reproduzi-las.
  • Não aceite encomendas não solicitadas e exija que o próprio portador abra o pacote a uma distância razoável. Instrua os filhos e empregados para não aceitarem embrulhos ou pacotes de estranhos. Ao encontrar qualquer objeto suspeito ou estranho na residência ou escritório, como embrulhos, maletas, pastas, latas, vidros ou brinquedos desconhecidos, não o toque. Notifique imediatamente a segurança da empresa ou a polícia.
  • Faça seguro dos objetos de valor. De preferência, não os guarde em casa. Confie a custódia a cofres particulares de agências bancárias. Se possuir cofres de segurança, evite instalá-lo em locais óbvios como atrás de quadros ou o quarto do casal. Guarde absoluto sigilo de sua existência, principalmente de seus empregados. Eles podem ser forçados a indicarem o local.
  • A instalação de alarmes sonoros e/ou luminosos deve ser testada periodicamente. Este procedimento, além de comprovar a eficiência do sistema, alerta os vizinhos na identificação do sinal em caso de ocorrência.
  • Comunique imediatamente a segurança da empresa ou as autoridades policiais, ao receber ameaças por telefone, carta ou bilhete.
  • Mantenha um sistema de segurança permanente, estando ou não na residência.

Para evitar furtos e assaltos em apartamentos

  • Só atenda a pessoas previamente autorizadas pela portaria do condomínio.
  • Não deixe subir ao apartamento entregadores de pizza e similares, os mesmos devem ser atendidos na recepção sob supervisão da portaria.
  • Verifique se o condomínio possui sistema eletrônico de segurança, conhecer seu funcionamento e se está em condições de uso.
  • Normas de segurança devem ser decididas em assembléias de condôminos. As mesmas devem ser divulgadas a cada morador e expostas em locais de acesso para conhecimento de todos.
  • A zeladoria deve ser alertada para os diferentes expedientes usados pelos delinquentes e estar capacitada para tomar providência quando necessário.
  • Olho mágico e chaves quádruplas dificultam em muito a entrada de ladrões. Fechaduras comuns são rápida e facilmente arrombadas.
  • Síndicos devem organizar reuniões periódicas, conscientizando os moradores sobre cuidados com segurança.

Comece a se prevenir hoje mesmo!

Acompanhando o Grupo FT, você receberá periodicamente várias dicas de como proteger você, sua família e seus bens. Cuide do que é importante para você! 

Política de Privacidade de Dados do Grupo FT

INTRODUÇÃO

FT SEGURANÇA E SERVIÇOS LTDA, pessoa jurídica de direito privado, com sede na Rua Anita Garibaldi, nº 795, CEP 89.203-300, Bairro Anita Garibaldi, na cidade de Joinville, no Estado de Santa Catarina, inscrita no CNPJ sob nº 85.355.600/0001-25, ora denominada como GRUPO FT, integrado pelas marcas FT Segurança, FT Serviços e Balkon Tecnologia, detentora no endereço eletrônico grupoft.com.br/seguranca-forte/ e demais domínios a ele associados (“site” ou “plataforma”) apresenta sua Política de Privacidade (“Política”).

Para o GRUPO FT a proteção dos dados pessoais de todas as pessoas (“Você” ou “Titular”) com as quais se relaciona é assunto da mais alta importância. Nesse sentido, essas informações sempre serão tratadas de forma confidencial e de acordo com a legislação vidente, em especial.

Esta política de privacidade visa informar sobre como, até que ponto e para quais finalidades trataremos dados pessoais.

Nesse sentido, é muito importante que a presente Política seja lida e compreendida em sua integralidade e que, no caso de qualquer dúvida, o GRUPO FT seja contatado pelos canais informados ao final do documento.

DEFINIÇÕES

Nesta Política são utilizados conceitos técnicos previstos na legislação aplicável, em especial, os dispostos no art. 5º da LGPD. Para facilitar a leitura, abaixo são indicados os principais conceitos empregados:

  • Controlador: pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de Dados Pessoais;
  • Dado Pessoal: é qualquer informação relacionada a uma pessoa física identificada ou identificável, ou seja, informações que identificam uma pessoa de forma direta, tais como nome completo, CPF, RG, fotografia ou que a identifiquem de forma indireta, endereço de e-mail, IP, localização, por exemplo;
  • Dado Pessoal Sensível: informação que revela características mais íntimas do Titular, podendo inclusive gerar algum tratamento discriminatório, tais como, origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à orientação sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;
  • IP (Internet Protocol): é um conjunto de números que identifica o computador do Titular na Internet;
  • Operador: pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de Dados Pessoais em nome do controlador;
  • Titular: pessoa física a quem se refere o dado pessoal tratado;
  • Tratamento: toda e qualquer operação realizada com Dados Pessoais, seja pelo Controlador ou pelo Operador, tais como, coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.

QUAIS DADOS TRATAMOS E PARA QUAIS FINALIDADES?

Via de regra, o GRUPO FT exercerá a condição de Controlador dos Dados Pessoais sob sua responsabilidade, podendo em alguns casos compartilhá-los com outros Controladores ou Operadores, sempre para fins legítimos e sob sua supervisão.

Os Dados Pessoais Tratados pelo GRUPO FT podem ser classificados quanto à origem como:

  • Dados fornecidos pelo Titular: nessa categoria estão os dados fornecidos por ação expressa e consciente do Titular, como por exemplo, no envio de um currículo para candidatura a uma vaga de emprego;
  • Dados coletados ou gerados pelo nosso SITE: Nessa categoria estão todas as informações que geramos ou coletamos indiretamente (em segundo plano) sempre que você interagir com o site. Isto inclui informações de navegação coletadas por meio de cookies.

Para mais informações consulte o item específico de Cookies e tecnologias similares nesta Política.

COMO OS DADOS SÃO TRATADOS?

Quando ocorre o tratamento?

Quais dados são tratados?

Para quais finalidades?

Interações comerciais com clientes

  • Nome;
  • CPF;
  • RG;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Endereço;
  • Dados bancários.

Confirmar a identidade do cliente ou seu representante e realizar o cadastro nos sistemas internos do GRUPO FT; Receber pedidos de contratação, realizar orçamentos e cotações, análises de crédito, formalizar propostas e proceder com a celebração do contrato de prestação do serviço.

Execução de contratos celebrados com clientes (neste caso poderão ser monitoradas imagens de terceiros)

  • Nome;
  • CPF;
  • RG;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Endereço;
  • Imagens;
  • Dados bancários.

Executar o contrato de prestação de serviço, aí incluída a instalação de sistemas e equipamentos, prestação de assistência técnica, alocação de pessoal, monitoramento de rotinas e imagens de clientes e demais pessoas que ingressem em sua residência/sede; Conceder acesso aos portais do cliente de monitoramento de patrimônio(https://monitore.grupoft.com.br/login e https://www.webalarme.com.br/#!/login/ ); Cumprir obrigações legais (ex. emissão de Notas Fiscais, comunicação de fatos a autoridades policiais); Exercer regularmente direitos, tais como a cobrança, defesa judicial de interesses.

Interações comerciais com fornecedores de insumos e serviços

  • Nome;
  • CPF;
  • RG;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Endereço;
  • Imagens;
  • Assinatura;
  • Dados bancários.

Interações comerciais com representantes de fornecedores, para negociação e aquisição de matéria prima e serviços; Celebrar e cumprir o contrato; Fiscalizar o cumprimento de normas de segurança, obrigações trabalhistas e previdenciárias; Receber e realizar contatos com fornecedores.

Interações em espaços físicos do GRUPO FT

  • Nome;
  • CPF;
  • Imagens;
  • Placa de veículos.

Realizar o monitoramento de segurança nos espaços físicos; Identificação em guaritas, portarias, recepções de pessoas que adentram aos prédios físicos da organização.

Navegação no site

  • Localização, tipo de navegador;
  • Páginas consultadas;
  • Dados de registro e login;
  • Tipo de dispositivo;
  • Endereço de protocolo de Internet (IP), tempo médio gasto, data e cidade de acesso da plataforma.

Viabilizar funcionalidades do site; Traçar perfis comportamentais; Direcionamento de marketing personalizado; Realizar análises estatísticas, inteligência de mercado, para desenvolvimento de novos produtos e campanhas de marketing.

Promoção das atividades do GRUPO FT

  • Nome;
  • CPF;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Endereço;
  • Imagem.

Promover ações de marketing (newsletter, mensagens, promoções, concursos, lançamentos, filmagem de eventos etc.); Realizar análises de inteligência de mercado; Realizar pesquisas de satisfação.

Contatos mantidos pelo GRUPO FT

  • Nome;
  • E-mail;
  • Telefone.

Recebimento, triagem, registro e atendimento às solicitações, reclamações e comunicações realizadas pelo Titular;

Candidaturas a vagas de emprego no GRUPO FT

  • Nome;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Demais dados dispostos no currículo disponibilizado pelo titular.

Identificar e cadastrar o candidato em sistemas internos para seleção; Conceder acesso ao portal do candidato (https://candidato.grupoft.om.br/); Proceder com avaliação curricular e compatibilidade com os critérios da vaga; Realizar entrevistas, testes, exames e análise de antecedentes (para cargos que exigem).

COMPARTILHAMENTO DE DADOS COM TERCEIROS

O GRUPO FT poderá compartilhar Dados Pessoais com terceiros, sempre sob sua supervisão, em hipóteses como:

  • Atendimento ao cliente: Para atendimento, vendas, instalação e suporte técnico, poderemos compartilhar dados com empresas prestadoras de serviços especializados e representantes comerciais terceirizados;
  • Contato por chat no site: Para atendimento ao cliente via chat em nosso site, poderemos compartilhar dados com empresas especializadas em tal serviço;
  • Publicidade e marketing: Poderemos compartilhar dados com agências de marketing, para desenvolvimento de campanhas, encaminhamento de materiais publicitários, ações de inteligência de mercado;
  • Gestão das Plataformas Online: Podemos também compartilhar dados com empresas especializadas no desenvolvimento e manutenção de sites de internet;
  • Para comprimento da lei: Poderemos compartilhar dados com autoridades públicas para o atendimento de obrigações legais, tais como autoridades judiciárias ou fazendárias;
  • Demais processos internos do GRUPO FT: poderemos compartilhar dados para manter e viabilizar os processos internos que suportam os negócios do GRUPO FT, tais como auditorias, assistências técnicas de tecnologia da informação, armazenamento de dados, vigilância, contabilidade, advocacia, etc.;

COOKIES E TECNOLOGIAS SIMILARES

Os cookies, tags, pixel, ou tecnologias similares (aqui tratados genericamente como “Cookies”) são pequenos arquivos enviados pelo site ao dispositivo, que ficam armazenados no navegador utilizado pelo Titular, com informações relacionadas à sua interação com o site. Essas informações permitem que o site reconheça o Titular e trace um perfil comportamental a seu respeito. As funções mais comuns dos Cookies são viabilizar e personalizar a navegação, direcionar marketing e realizar levantamentos estatísticos para orientar a estratégia de mercado das empresas. Os cookies em modo geral podem ser classificados da seguinte forma:

  • Cookies estritamente necessários: garantem o bom e correto funcionamento do nosso site. Os quais não te identificam e não podem ser desativados sem que isso prejudique ou até mesmo impossibilite o funcionamento do nosso site;
  • Cookies de desempenho: armazenam informações anônimas, tais como volume de visitas, locais mais acessados, entre outras informações estatísticas de gerenciamento de funcionamento e aperfeiçoamento do nosso site. Esses cookies não identificam o Usuário e podem ser desativados, no entanto a sua desativação pode afetar o bom funcionamento do nosso site;
  • Cookies de funcionalidade: possibilitam que o site ofereça funcionalidades melhoradas e customizadas para você. A desativação destes cookies, pode dificultar algumas funcionalidades do nosso site. Esses cookies coletam informações que podem identificar o Usuário e podem ser desativados;
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  • Cookies de terceiros: são os cookies inseridos por parceiros, como Facebook e Google, que coletam informações do Usuário quando ele visita nosso site, para que esses parceiros divulguem nossos materiais publicitários em suas plataformas quando você as utilizar. Esses cookies coletam informações que podem identificar o Usuário e podem ser desativados..

GERENCIAMENTO DOS COOKIES

Os cookies passíveis de serem encontrados no site podem ser gerenciados por meio da ferramenta de gerenciamento de cookies disponível na página inicial ou nas configurações do navegador de internet utilizado pelo Titular. Para tanto disponibilizamos o link de gerenciamento de cookies dos navegadores mais populares do mercado (os endereços podem variar a depender da versão do navegador).

Dados de Cadastro

Dados de seu cadastro nos Serviços (“Dados de Cadastro”). Os cadastros podem incluir nome, endereço de email, endereço, CPF, telefone, imagem, foto, áudio, entre outros. Os Dados de Cadastro podem ser tratados para fins de operação dos Serviços, fornecimento de produtos e serviços, garantia da segurança de nossos Serviços, produtos e serviços, manutenção de backup de bases de dados e comunicação com nossos clientes, incluindo a disponibilização e acesso à todas as funcionalidades dos Serviços. A base legal para o tratamento de tais dados é o consentimento. Podemos também tratar seus dados mediante acesso à câmera, galeria de vídeos e fotos para upload, bem como a lista de contatos do seu dispositivo para completar o cadastro nos Serviços e também para que você possa utilizar funções extras dos Serviços e Produtos, tais como criar convites e reservar áreas comuns, compartilhar mensagens de áudio, vídeo e imagens entre usuários, realizar o cadastro em equipamentos com reconhecimento facial.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS

O GRUPO FT poderá realizar transferências internacionais de dados para outros países, tais como os Estados Unidos da América e para países da União Europeia e da América Latina, a fim de realizar o armazenamento de informações em servidores internacionais. Em qualquer caso de compartilhamento com parceiros localizados em outros países, estabelecemos contratualmente que o parceiro tem o dever de manter o padrão de proteção de dados e segurança da informação compatível com esta Política de Privacidade e com a LGPD.

DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS

Por meio do e-mail lgdp@grupoft.com.br o Titular poderá solicitar: • Confirmação da existência de tratamento; • Acesso aos seus Dados Pessoais tratados pelo GRUPO FT; • Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados; • Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD;

  • Portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, observados os segredos comercial e industrial;
  • Eliminação dos Dados Pessoais tratados com seu consentimento;
  • Informação das entidades públicas e privadas com as quais o GRUPO FT realizou uso compartilhado de dados;
  • Revogação do consentimento (quando o tratamento se basear nessa hipótese legal);
  • Solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de Dados Pessoais que afetem seus interesses, incluídas as decisões destinadas a definir o seu perfil pessoal, profissional, de consumo e de crédito ou os aspectos de sua personalidade.

MANUTENÇÃO DOS DADOS

Os dados pessoais descritos acima serão mantidos pelo GRUPO FT ou por terceiros autorizados, pelo tempo que forem necessários para o comprimento de suas finalidades. Para além disso, os dados poderão ser mantidos (i) em hipótese de legítimo interesse, assim legalmente definida; e (ii) quando lei ou autoridade pública assim determinar.

A manutenção dos dados após o encerramento de relação contratual será realizada apenas por prazo suficiente para garantir o atingimento das finalidades indicadas nesta Política, bem como para situações de comprimento de obrigação legal.

Caso o você tenha se candidatado a alguma vaga de emprego no GRUPO FT e não seja selecionado, seus dados serão eliminados no prazo de 01 (um) mês a contar do término do processo seletivo que você participou.

ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA AOS TITULARES

Com algumas cautelas o Titular pode contribuir para um relacionamento mais seguro em relação ao tratamento de seus Dados Pessoais. Abaixo seguem algumas dicas:

  • Não fornecer informações como senhas bancárias ou financeiras por e-mail ou outros aplicativos de mensageria (ex. whatsapp, telegram, etc.);
  • Comunicar o GRUPO FT sobre toda e qualquer suspeita ou constatação de violação a essa Política, tal como, pelo uso indevido de seus Dados Pessoais por terceiros;
  • Consultar o GRUPO FT sempre que receber informações ou comunicados sobre promoções, campanhas epesquisas recebidas por e-mail, para verificação de sua veracidade;
  • Fornecer o GRUPO FT informações verídicas e completas e sempre mantê-las atualizadas;
  • Caso deseje exercer qualquer direito em relação a seus Dados Pessoais, contatar o GRUPO FT peloe-mail: lgdp@grupoft.com.b;
  • Adotar medidas de segurança cibernética nos dispositivos empregados na interação com o site, tais como utilização de senhas fortes e troca periódica;
  • atualização de antivírus, firewalls e outros;
  • Abster-se de interagir com o GRUPO FT mediante qualquer forma de tratamento ilegal de Dados Pessoais deterceiros;
  • Não pagar boletos supostamente enviados pelo GRUPO FT sem antes se certificar da autenticidade do documento, conferindo o valor, o código de barras, a instituição financeira e o beneficiário.

ATENDIMENTO REFERENTE A DADOS PESSOAIS

Para qualquer assunto relacionado ao tratamento de Dados Pessoais, o GRUPO FT pode ser contatado na pessoa de seu Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais:

Encarregado: Rafael Bernardo Arndt.
E-mail: lgdp@grupoft.com.br

FORO DE ELEIÇÃO

Quaisquer questões controversas decorrentes da presente Política serão submetidas à jurisdição competente da Comarca de Joinville, SC.

DAS ATUALIZAÇÕES

A presente Política foi publicada em 29/04/2022 e poderá sofrer atualizações que serão devidamente comunicadas.

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